sábado, 24 de abril de 2010

"Bichos-faz-de conta" - leitura com o 1.º ciclo e com o pré-escolar em Fermentelos

Foi uma semana  a ler sem parar com as turmas do 1.º ciclo e com os pequeninos dos jardins de infância do Agrupamento de Fermentelos. Mas valeu a pena! Ficámos felizes, eles e eu, e espero tê-los ajudado a despertar para o mundo mágico da leitura. Assim o espero. Pelo menos, houve uma boa participação e muitos momentos felizes.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Nicolai Troshinsky

Um filme a não perder, encontrado através do blog de Gabriela Sotto Mayor . Da autoria de Nicolai Troshinsky , autor de nacionalidade russa, que se dedica à arte da ilustração e da animação.


Samare

Sylvia Filus


MySpace Music Videos

"Bichos faz-de-conta" - sessão de leitura em Fermentelos

Na passada segunda-feira, dia 12 de Abril, mais uma vez os poemas dos "Bichos" foram matéria para uma sessão de leitura. Duas horas animadas, com turmas do 6.º ano, preencheram uma actividade integrada na Semana da Leitura que decorre paralelamente à Feira do Livro.

A parte mais animada destas sessões foi, como de outras vezes, a dedicada às adivinhas para testar a compreensão da leitura, respondidas através da resolução de puzzles.

De salientar o acolhimento que tive na escola, a simpatia da bibliotecária, Drª Helena Aleluia, e de todo o pessoal envolvido nesta actividade.

O meu trabalho nesta escola e neste agrupamento irá ainda continuar por mais alguns dias.

sábado, 10 de abril de 2010

Semana da leitura na BE de Valongo do Vouga

No próximo dia 23 de Abril, estarei na BE do Agrupamento e Escolas de Valongo do Vouga para uma "conversa" com encarregados de educação sobre livros e leituras para os mais pequenos. Esta sessão está integrada no programa da Semana da Leitura que decorrerá, neste Agrupamnento, de 19 a 23 deste mês.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

"Corre, corre cabacinha", de Alice Vieira


Integrada no projecto De memórias se fazem as histórias decorreu hoje, no Jardim Escola da Bela-Vista, em Águeda, uma sessão de "hora do conto". O conto escolhido foi "Corre, corre cabacinha", na versão de Alice Vieira. A escolha recaiu sobre esta história pelo facto de ela ter sido ouvida anteriormente pelas crianças, pela voz de um contador, aquando da visita a um grupo senior, no âmbito do projecto acima citado.

A sessão foi bem animada, a participação perfeita e tudo terminou com uma actividade de expressão plástica, onde se revelaram "verdadeiros artistas", como se pode ver pelo desenho seleccionado.

Para ouvires esta história, clica aqui.